Quem sou eu

Minha foto
Capullo é uma agência de produções cinematográficas criada pelos alunos do 5º período de Jornalismo da PUCPR. Gabrielle Russi, Fábio Carvalho, Thauane Mayara, Kamila Meira, Sâmela Rodrigues e Izabela Weber.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

O romance e a espiritualidade no curta "A Espera"


Uma viagem no tempo repleta de mistérios e de surpresas é o que promete o enredo do curta "A Espera", primeiro trabalho produzido pela Capullo Produções, uma agência dos alunos do quinto período de Jornalismo da Pontifícia Universidade Catolólica do Paraná (PUCPR).

O roteiro, todo ambientado na temática romântica, conta a história de Beatriz, uma jovem estudante de arquitetura que vai para Antonina em busca de novas descobertas. Durante a viagem, a moça tem seu caminho cruzado com Emanuel, um homem desconhecido que se oferece para guiá-la em um passeio pela cidade; a partir de então, a história se desenvolve cheia de mistérios e enigmas cercados por um final que surpreende não apenas a personagem, como também os espectadores.

Dirigido por Gabrielle Russi, a história foi inspirada na espiritualidade do ser humano e em suas transformações conforme as décadas - "sem citar nenhuma religião, utilizamos o romance como forma sutil para retratar a espiritualidade do ser humano por meio da reencarnação e vidas passadas", explica.



A Capullo Produções tem como foco principal, mostrar as tranformações pelas quais o ser humano - principalmente a mulher - vem passando dentro da sociedade através das décadas. Todo o projeto de produção do filme foi pensado para alcançar esse alvo - segundo Gabrielle, mostrar o posicionamento da agência foi o principal objetivo projetado e alcançado pelo curta-metragem.

No cenário, a cidade pitoresca de Antonina foi a grande escolhida para compor toda a fotografia do curta-metragem. "Escolhi Antonina como palco principal por ter um carinho muito especial pela cidade, não apenas por ter familiares que moram lá, como também pela história da cidade e sua arquitetura que revelaram semelhanças incríveis com todo o enredo", afirma Gabrielle.

Para compor o elenco, Beatriz Marçal emprestou todo o seu talento para personagem de mesmo nome. Beatriz afirma que sua primeira experiência atuando em um curta-metragem foi enriquecedora, destacando os desafios pelos quais se viu diante durante o tempo em que estudou o papel da personagem. "Além da concentração teatral houve também o estudo da personagem que teve que ser feito com muito cuidado, já que não houve identificação de personalidade da minha parte com a mesma", conta.

Já para Fábio Carvalho que interpreta o misterioso Emanuel foi muito mais conceber a personagem, pois além de atuar ele também foi responsável pelo roteiro do curta. "Ao saber que interpretaria um homem de uma época totalmente diferente, me ative a um semblante calmo e respeituoso, característico do homem início do século. Me inspirei nas diversas fotografias da minha família para dar vida a Emanuel", destaca.

A Trilha

Um dos destaques do curta-metragem "A Espera" está na trilha sonora original. De acordo com a diretora do curta, a ideia de ter uma trilha sonora autoral veio por meio da necessidade de personificar e identificar os personagens com a história. "Criar uma trilha que contemplasse todo o ar sobrenatural e espiritual do filme era objetivo principal da sonoplastia", destaca Gabrielle.

Composta pelo músico Kelwin Willian da Banda Deflektor, a música "Abraço de Outono" foi totalmente inspirada em um romance de vidas passadas. "Para compor a letra e a melodia me inspirei de forma intuitiva - tomei a espiritualidade como elemento da natureza que abraça a personagem feminina dentro da estação do Outono que é a estação na qual estamos", explica. Kelwin produziu ainda mais duas canções melódicas para corpor diferentes cenas do filme.

Para saber mais sobre o curta "A Espera", acesse a página da Capullo Produções no facebook e fique atento nas novidades!


Produção: Capullo Produções
Texto, fotos e edição: Thauane Mayara

Nenhum comentário:

Postar um comentário