Quem sou eu

Minha foto
Capullo é uma agência de produções cinematográficas criada pelos alunos do 5º período de Jornalismo da PUCPR. Gabrielle Russi, Fábio Carvalho, Thauane Mayara, Kamila Meira, Sâmela Rodrigues e Izabela Weber.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Cinema - O Mundo em Movimento

O cinema é uma caixinha de surpresas. Nele encontramos estilos com os quais nos identificamos e produções que mudam a nossa maneira de ver o mundo.

Na obra de Inácio Araújo - Cinema, o mundo em movimento, o autor discorre sobre a linha do tempo do cinema mundial - desde o seu início até a sua configuração atual, destacando as grandes mudanças que ocorreram em mais de um século desde o seu surgimento.

Ao longo de sua obra, Araújo traz definições e exemplos de obras do cinema internacional, desde o Classicismo, Nouvelle Vague até o Cinema Novo. 

Uma das obras mais importantes da história do cinema e muito citada por Araújo em seu livro é o longa "O Nascimento de uma Nação", o filme mais premiado do diretor D.W Griffith, um verdadeiro marco no cenário mundial do cinema. 



O filme de 1915, ainda mudo e em preto e branco relata a vida de duas famílias durante a Guerra de Secessão e a reconstrução dos Estados Unidos, dando destaque especial para epsódios importantes da história norte-americana como o assassinato de Abraham Lincoln.



A obra é um marco do inicio da era moderna do cinema - através do longa Griffith introduz a técnica da montagem e da decupagem, utilizando diversos planos em cenas curtas, dando ênfase principalmente ao primeiríssimo plano, trazendo a câmera sempre perto do rosto dos personagens, uma técnica inovadora que não era usada no cinema clássico. 



Com este filme Griffith revolucionou com a história do cinema, trazendo um novo jeito de retratar a realidade da época.

Confira um trecho do filme neste link: https://www.youtube.com/watch?v=IkzLGo5_LB8

Nenhum comentário:

Postar um comentário